terça-feira, 13 de março de 2012

Sintese do livro A águia e a galinha - Leonardo boff


A águia e a galinha – uma metáfora da condição humana, BOFF,Leonardo.
O livro aborda a questão da existência humana e sua complexidade com uma metáfora, nos faz refletir nas atitudes dessas aves, a leitura deste livro mostra que “somos mais do que somos” e nossos sonhos não devem ser vagos, eles devem ser impulsos para a nossa luta.
O livro tem como objetivo principal nos dar um despertar e nos mostra que nós seres humanos viemos ao mundo para realizar todos os nossos sonhos e projetos de vida, porém, ao longo da vida alguns perdem essa coragem e desistem de buscar sua própria realização assim como a “galinha”, mas assim como a “águia” viemos ao mundo para realizar todos os nossos sonhos, viemos ao mundo com a missão de superar todos os obstáculos que se apresentarem pois, temos de todos os dias “começar sempre tudo de novo”.
Quando cita no livro que “uma águia jamais será galinha, mesmo dando a ela a condição de viver como galinha” é porque na realidade nós nunca devemos impor a ninguém que viva em uma condição que não seja a que lhe convêm.
Está obra ensina a não ficar somente lamentando pelas coisas que já passaram, lute para mudar o seu amanhã, pois ele só dependerá de você, ser boa ou ruim, a escolha é sempre sua, se for pelo comodismo ele será sempre igual.
Vivemos em um mundo globalizado, iludido pelo sentimento materialista, os interessados em “criar galinhas” são os responsáveis pelo sentimento de que precisamos de tal material para ser felizes e acabamos nos subordinando ainda mais para adquirir tal felicidade.
A vida não nos é entregue pronta. Temos que construí-la dia a dia. Correndo riscos e superando as dificuldades. Depois aceitaremos que o importante mesmo não é o que nos acontece, mas nossa reação diante de todas as dificuldades
Por: Eduardo Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário